Respostas

2014-03-14T01:03:56-03:00
O dever da taxonomia é classificar os organismos encontrados nos ecossistemas em grupos, seguindo como base suas características em comum e assim podendo facilitar os estudos dos mesmos. Para tal, a taxonomia divide-se em ordens taxonômicas, de mais, a menos abrangente em características: Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. (Também lembrado como ReFiCOFaGE, para memorização)

O domínio abriga todos os reinos existentes (Monera, Protista, Fungi, Vegetal e Animal), os quais abrangem, em ordem, indivíduos procariontes, heterótrofos ou autótrofos, e unicelulares (Monera); indivíduos eucariontes, heterótrofos ou autótrofos, e uni ou pluricelulares (Protista); indivíduos eucariontes, heterótrofos, uni ou pluricelulares, corpo formado por ninfas, e ausência de tecido organizado (Fungi); e indivíduos eucariontes, autótrofos, pluricelulares e com tecido organizado (Animal). Conforme adentra-se a divisão, o número de características comuns irá decair, até o encontro total dos indivíduos mais semelhantes entre si, a Espécie (ou subespécie, dependendo do organismo em questão). 

O ser humano pertence ao reino dos animais, pois, assim como todos que neste grupo se encontram, é eucarionte (células mais complexas com o núcleo individualizado), heterótrofos (não produzem o próprio alimento), pluricelulares e com tecido organizado. 
Nos especificando mais nos detalhes, deparamo-nos com o filo, onde o ser humano pertence ao dos Cordados (presença de notocorda, fendas faringianas e tudo nervoso central). No sub-filo, classificamo-nos como vertebrados, e nossa super-classe é a a tetrápode. 

Somos da classe dos mamíferos; ordem dos primatas e família dos homidae. Gênero homo e espécie Homo sapiens.
Esquematizando:
                                 Reino: Animal
                                 Filo: Cordados
                                    sub-filo: Vertebrata
                                    super-classe: Tetrápoda
                                 Classe: Mamíferos
                                 Ordem: Primata
                                 Família: Hominidae
                                 Gênero: Homo
                                 Espécie: Homo sapiens

O mais antigo representante da família hominídeos é o Australopithecus.
                                    
2 5 2