Respostas

2014-03-14T10:59:25-03:00
-Mistura homogênea: é formada por duas ou mais substâncias, cada uma delas sendo denominada componente. Apresenta uma única fase e são chamadas de soluções. Ex: Água + álcool, água+ açúcar dissolvido, vinagre, ar, soro fisiológico, água de torneira;
-Mistura heterogênea: Toda mistura que apresenta mais de uma fase. Ex: Granito, Sangue, água e óleo, madeira. 
-Sistema físico: Capacidade de trocar matéria e energia com o ambiente. Sistema aberto (troca tanto matéria como energia ex: aquecer uma sopa com a panela aberta), sitema fechado (troca apenas energia ex: garrafa PET com suco),  sistema isolado(não troca matéria, nem energia ex: garrafa térmica, mas não são perfeitamente isoladas).
-Densidade: d=mv; é obtida a partir da relação massa/volume da substância. A densidade da água é 1g/cm³ porque cada 1g de água ocupa um volume de 1cm³. 
-Alotropia: fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar substâncias simples diferentes, Ex: Alótropos do O, O2(gás oxigênio) e O3(gás ozônio). 
-Fases de dispersões: mistura de duas ou mais substâncias em que as partículas de uma fase, encontram-se no seio da outra ex: leite (glóbulos de gordura disperso em água, neblina (líquido em gás), espuma (gás em líquido). 
-Fenômeno químico: altera a composição química da matéria. Ex: combustão da madeira, que se transforma em cinzas, queima de fogos de artifício. É irreversível, ou seja, a matéria não pode voltar ao seu estado inicial. 
-Fenômeno físico: não altera a composição química da matéria, apenas o arranjo do átomos, ex: passagem da água estado sólido para o líquido e líquido para o gasoso, a água muda de estado, suas moléculas ganham mais liberdade, mas sua composição química permanece inalterada (H2O).