O hidróxido de magnésio, Mg(OH) 2,é uma base fraca pouco solúvel em água, apre-sentando constante de produto de solubili-dade (Kps) igual a 4 · 10 –12 . Uma suspensão desta base em água é conhecida comercial-mente como “leite de magnésia”, sendo comumente usada no tratamento de acidez no estômago.

a) Calcule, em mol L –1 , a solubilidade do Mg(OH)2 , numa solução desta base.

b) Escreva a equação balanceada da reação de neutralização total do hidróxido de mag-nésio com ácido clorídrico (HCl).

2

Respostas

2013-05-15T18:23:11-03:00

Mg(OH)2 + 2 HCl ----- Mg Cl2 + H2O

1 1 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-05-15T20:44:29-03:00

ionização gera 3 mols

Mg(OH) 2 - > Mg ²+ 2 OH-¹

 

Kps = [Mg²] + [OH-]²

 

Kps = [Mg²] + [2 * Mg² ]²

 

4 * 10 ^-12 = x * 4 * x²

 

x³ = 10^-12

 

x = 10^-4 mol/L

4 3 4