Eu não consigo entender isso:

A metade da soma do dobro de um número racional como triplo de outro número racional é igual anove quintos.O dobro do primeiro número mais o quintuplo do segundo número é igual a dezesseis terços.Quais são os números ?

sE ALGUEM PUDER EXPLICAR DE UMA FORMA FÁCIL DE ENTENDER E PRÁTICA,FICO MUITO GRATO !!!

Obrigado

2

Respostas

2013-05-15T19:56:55-03:00

Seria melhor se as equações fossem escritas em números. Mas vou fazer o que entendi:

 

Parte 1: (X+3Y)/2 = 9/5

Parte 2: 2X + 5Y = 16/3

 

Parte 1: X+3Y = 18/5                (x-2)

Parte 2: 2X + 5Y = 16/3

 

Parte 1: -6Y = -36/5

Parte 2: 5Y = 16/3

 

-36/5

-Y = 16/3

 

Y = 28/15

 

2X + 5.28/15 = 16/3

2X + 28/3 = 16/3

X = 44/3

X = 22/3

2 5 2
A melhor resposta!
2013-05-16T16:04:05-03:00

eu fiz assim e a minha professora disse que estava certo ^-^

2x+3y/2 = 9/5 (1º)

2x+5y = 16/3 (2º)

reduzindo a 1º equaçao vc pode fazer uma multiplicaçao cruzada ou m.m.c

10x+15y = 18

reduzindo a 2º equaçao vc pode fazer uma multiplicaçao cruzada ou m.m.c

6x+15y = 16

agora voce terá que isolar o Y na equação

15y  = 18-10x (1º)

15y = 16-6x

agora voce ira pegar os valores de Y e transformar em uma equaçao

18-10x = 16-6x

agora é só resolver

18-10x = 16-6x

18-16 = -6x+10x

2 = 4x ( não esqueça que tem que dividir o 2 por 4)

0,5 = x (ou se preferir   x = 0,5)

Agora para saber o valor de Y basta usar uma das equaçoes e substituir o X por 0,5 ficará assim:

15y = 16-6x

15y = 16 -6.0,5

15y = 16-3

15Y = 13 (nao esqueça de dividir o 13 por 15)

y = 0,86

o metodo usado é o da comparação

espero ter ajudado ^-^

2 3 2