Respostas

2014-03-15T13:51:14-03:00
O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma tradição de "produção de Conhecimento". A aristocracia tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.
Foi um dos percursores do movimento, considerado o pai do racionalismo e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passa para se chegar ao conhecimento.

2014-03-15T14:18:02-03:00
Pensamentos
Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque precisam existir, ou porque assim deve ser, Descartes instituiu a dúvida: só pode dizer que  existe aquilo que puder ser aprovado, sendo o ato de duvidar indubitável;
Em relação à ciência, Descartes defendia que: o universo era pleno e não poderia haver vácuo.Acreditava que a matéria não possuía qualidades secundárias inerentes, mas apenas qualidades primárias de extensão e movimento;
Descartes, também, mostrou como traduzir problemas de geometria para a álgebra, abordando esses problemas através de coordenadas.A teoria de Descartes forneceu a base para o cálculo de Newton e Leibniz.

Fonte: descartesfilosofia.blogspot.com
Depois visite o blog para ter mais informações.