Uma ponte de aço apresenta comprimento de 1Km quando a 20°C. Está localizada em uma cidade cujo clima provoca uma variação de temperatura da ponte entre 10°C, na época mais fria, e 55°C, na época mais quente. Determine a variação do comprimento da ponte para estas extremidades de temperatura. Dado: o coeficiente da dilatação do aço é α = 1,1 x  10^{-5} x  C^{-1}

2

Respostas

2014-03-15T21:48:37-03:00
Para a época mais quente:

1000*1,1 . 10-5*35 = 0,385 m

Para a época mais fria:

1000*1,1 . 10-5*10 = 0,11 m

Dado que para obtermos a temperatura para efeito dos cálculos (ambiente mais frio e mais quente), subtraí dos 20°C (temperatura padrão).



5 4 5
A melhor resposta!
2014-03-15T21:51:22-03:00
Resposta

Quando está mais fria

Variação de temperatura

ΔT = 10 - 20
ΔT = -10ºC

Lo = 1km

α = 1,1.10⁻⁵

Formula

ΔL = Lo.α.ΔT

ΔL = 1.1,1.10⁻⁵.-10

ΔL = -1,1.10⁻⁴

ΔL = -0,00011km  ou  -11cm

Sinal negativo indica que a ponte reduziu o comprimento.

Agora mais quente

ΔT = 55 - 20
ΔT = 35ºC

Formula

ΔL = Lo.α.ΔT

ΔL = 1.1,1.10⁻⁵.35

ΔL = 38,5.10⁻⁵

ΔL = 0,000385km  ou  38,5cm

Dilatação de 38,5cm
9 4 9
Eu diria que sua resposta foi mais completa que a minha, a minha está correta também. Mas você acrescentou mais detalhes e foi mais preciso. Parabéns!
Valeu, vc precisa ser mais claro nas respostas.
Não tive muita paciência, kk.
rsrsrsrs