Respostas

2014-03-15T21:56:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Thalia,

Durante o paleolítico, os grupos humanos eram bastante semelhantes ao caçadores-coletores que havia até algumas centenas de anos em algumas partes do mundo (como a Oceania, a América, e África).  As pessoas dependiam da caça e da pesca (geralmente, efetuada pelos homens) e da coleta de produtos vegetais, como frutas e raízes (atividade normalmente, realizada pelas mulheres). Obviamente, com o tempo, o número de animais de uma região diminuía em virtude dos indivíduos abatidos e dos que fugiam, bem como o número de produtos coletados já não eram mais o mesmo, tornando o local menos produtivo para sustentar a vida desses grupos. Quando isso acontecia, eles mudavam para outras áreas, de modo a, assim, obter mais sucesso com a caça e a coleta. Por isso eles eram nômades.

Com o surgimento da agricultura e da pecuária, no neolítico, surge o uso do trigo e cria-se o pão, possibilitando aumentar o tamanho dos grupos, bem como criar cidades e civilizações.

Isso foi, particularmente, verdadeiro no Oriente Médio,  pois havia diversas espécies de plantas e animais nessa região que eram extremamente interessantes em termos de domesticação, devido à rapidez da produção, condições de armazenamento da semente, dentre outras características importantes para os humanos. Elas nasciam tão logo havia umidade, crescendo rapidamente e produzindo logo. Entre elas, o trigo, produto básico do pão. Com as observações e experiências, os humanos aprenderam a armazenar as sementes de trigo em estruturas de barro (silos) , nos quais a água e a umidade não entrava, permitindo a manutenção de uma reserva de alimento durante o ano todo, aproveitando-se os períodos mais favoráveis para o plantio.

Com isso, os grupos dos agricultores e criadores venciam os grupos menores de caçadores e coletores, de maneira que especialmente no Oriente Médio e Europa, dentre outros lugares, os sobreviventes fossem aqueles que adotaram a agricultura e a criação de animais, criando as primeiras cidades e civilizações.

Nesse sentido, o cultivo desses alimentos e a criação de animais foi tão importante que a população humana atual, em sua grande maioria, não apresenta intolerância ao glúten (presente nas farinhas, como a de trigo) e nem a lactose, ao contrário do que ocorria antes. Desse modo, os estudos demonstram que, no paleolítico, a maior parte dos seus humanos eram intolerantes à lactose e ao glúten, ou seja, a importância dos cereais nessas sociedades foi tão grande que a maioria das pessoas são descendentes daqueles que não eram intolerantes ao glúten e puderam aproveitar os benefícios desses alimentos.

Mais recentemente, com o maior uso de terras ao redor do mundo para a produção agrícola, a alimentação humana passou a ser mais segura, com alimentos que duram mais (maior validade), com indústrias alimentícias influenciando o que se como e como se come de quase toda a humanidade, com marcas como Coca-Cola, McDonald's, dentre tantas outras.

Nesse sentido, consumimos produtos que não estavam no cardápio de nossos avós, bem como nossos filhos, provavelmente, consumirão produtos alimentares desconhecidos por nós. Alimentos transgênicos e cultivos de células em laboratório são perspectivas que se fazem cada vez mais presentes.

Para melhor compreender todo esse processo, sugiro que veja o vídeo " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ", encontrado facilmente no you..tube; e " Andras Forgacs: Couro e carne sem matar animais " no goo..gle.

Bons estudos!

3 5 3
vc e professor?
desculpas pela pergunta
Por nada. Se possível, escolha melhor resposta. Sou moderador aqui no Brainly e professor também. ^^
hum...
{ To com priguiça de ler tudo isso !!! }
rsrs...
2014-03-15T22:33:04-03:00
 produtos vegetais, como frutas e raízes, o uso de trigo , começaram a criar o pão,  a maior parte dos seus humanos eram intolerantes à lactose e ao glúten, ou seja, a importância dos cereais nessas sociedades foi muito importante. 
2 3 2