Respostas

2014-03-16T12:18:21-03:00
Renascimento foi um movimento artístico e cultura e científico  que começou na Itália, marcando o fim da idade média para o começo da idade moderna, foi uma etapa em voltada para os estudos, em que o homem se valorizava, e começaram os estudos sobre várias coisas o que antes eram respondias pela igreja, e foram descobrindo muitas coisas que a igreja dizia eram inapropriadas, foi ai que surgiu a Reforma Protestante na Alemanha por Martin Lutero em que ele queria reformar a igreja já que ela abusava e vendia indigências ou seja perdões com iniciativa da Reforma Protestante foi criado a Contrarreforma em que a igreja ficou com medo de perder seus fiéis....



espero ter ajudado!!
2 1 2
2014-03-16T12:35:45-03:00
O Renascimento italiano é como ficou conhecido a fase de abertura do Renascimento. 
Vários fatores explicam ter sido a Itália o berço do Renascimento. Em primeiro lugar, as cidades italianas conheceram um extraordinário desenvolvimento comercial a partir do século XII, transformando=se nos principais centros da economia européia. Foi ali que se iniciou o pré-capitalismo e, com ele, a intensificação da vida urbana, que modificaria as bases da sociedade. A vida nas cidades estreitou os contatos entre as pessoas favorecendo o intercâmbio de idéias, a difusão de conhecimentos e uma nova maneira de ver o mundo.
Foi um momento de grandes realizações culturais, do aparecimento de nomes como: Petrarca, Castiglione e Maquiavel na literatura. Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio e toda uma imensa fama de grandes mestres nas artes plásticas.