Especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies vivas se formam. Este processo pode ser uma transformação gradual de uma espécie em outra (anagênese) ou pela divisão de uma espécie em duas por cladogênese. Há quatro modos principais de especiação: a especiação alopátrica, simpátrica, parapátrica e peripátrica. A especiação pode também ser induzida artificialmente, através de cruzamentos seleccionados ou experiências laboratoriais.

Fonte: wikipedia

Respostas

  • pih
  • Ambicioso
2014-03-16T12:43:01-03:00
Especiação é o processo pelo qual uma espécie de ser vivo se transforma em outra  ou se divide dando origem a outras duas[. 

Do ponto de vista morfológico a especiação é uma mudança na forma; vista à luz da ecologia é a adaptação a um novo nicho, e no âmbito evolutivo é a cladogênese. 
2014-03-16T12:47:57-03:00
Processo de formação de novas espécies. Por exemplo, se um grupo de uma mesma espécie vive num mesmo ambiente e é imposta uma barreira geográfica ou reprodutiva e eles se separam para ambientes muito opostos, esses organismos sofreram diferentes mutações por necessidade de adaptação ao meio ou por outras necessidades. Quando essas duas espécies se encontrarem novamente acasalarem e reproduzirem, haverá o surgimento de uma nova espécie com características peculiares.