Sobre as sociedades Neolíticas responda:
a)Qual foi a importância de domesticar os cachorros?
b)Como era praticada a agricultura e a pecuária?
c)Qual o papel social da mulher nessas sociedades?
d)Como as ferramentas passaram a ser fabricadas no final do Neolítico?

2

Respostas

2014-03-16T17:14:31-03:00
A)R: a importancia de domesticar os cachorros era com que eles ajuda-se com a caça e que ficase de guarda anoite no acampamento do grupo.

b)R: eram selecionados terras onde aviam bastante pasto para a pecuaria e terras que chuviam muito para a agricultira,eles plantavam separavam o que ia para a pecuariam o que ia para a alimentação do grupo e a outra parte para a agricultura.

c)R:o papel social das mulheres era cuidar das crianças e cuidar da agricultura.

d)R: as ferramentas ainda eram de pedras mas eles poliam as ferramentas para deirem elas mais afiadas
5 4 5
A melhor resposta!
2014-03-16T17:27:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Dannielly,

Vamos às respostas!

a)Qual foi a importância de domesticar os cachorros?
O cachorro é oriundo do lobo. Com o tempo, havia lixo nas habitações humanas, tais como restos de ossos, sobras de carcaças, dentre outros produtos. Algumas populações de lobos passaram a consumir esses produtos, de modo que os animais mais acostumados à presença humana aproveitavam com uma facilidade maior esses produtos. Em alguns casos, alguns filhotes ficavam sem mães e eram adotados por crianças e mulheres das tribos humanas. Ao crescerem, esses animais passavam a aceitar os humanos como membros de sua matilha. Eles acompanhavam os grupos humanos, participando na caça, na descoberta da presa e assim, por diante. Essa mudança foi tão importante que os cachorros abandonados não se tornam animais selvagens, passam a ser vira-latas.

Esse processo de domesticação ocorreu por diversas vezes ao longo da história do homem e em diferentes locais. Diversas raças foram o resultado de processos de seleção artificial, no qual o ser humano só deixava reproduzir aqueles animais que atendiam seus objetivos, de modo a hoje termos as diferentes raças de cachorro.

b)Como era praticada a agricultura e a pecuária?
Isso depende da região do mundo a qual você se refere. No Crescente Fértil, no atual Oriente Médio, a agricultura e a pecuária foi praticada com espécies extremamente produtivas e de fácil domesticação, como o trigo, a cevada, o jumento, o cavalo, o boi, a cabra, dentre tantos outros. Isso permitiu uma produção que não necessitava a participação de todas as pessoas, possibilitando o surgimento da civilização como a que conhecemos.

c)Qual o papel social da mulher nessas sociedades?

d)Como as ferramentas passaram a ser fabricadas no final do Neolítico?

O final do Neolítico é marcado pela descoberta de como moldar e utilizar os metais. Nesse sentido, o primeiro metal cuja produção foi conhecida foi o cobre. O segundo foi o bronze e, por último, o ferro. Com isso, conseguiram obter ferramentas mais eficientes e duráveis.

Bons estudos!
12 4 12