Num grupo de 99 esportistas, 40 jogam volêi, 20 jogam volêi e xadrez, 22 jogam xadrez e tênis, 18 jogam volêi e tênis, 11 jogam as três modalidades. O nº de pessoas qq jogam xadrez é igaul ao nº de pessoas qq jogam tênis. Quantos jogam :

A) tênis e não jogam volêi ?

B) xadrez ou tênis e não jogam volêi ?

C)volêi e não jogam xadrez ?

( DICA: É AQUELES EXERCICIOS DE FAZER UM DIAGRAMA )

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-16T23:43:32-03:00
V (Volei) = 40 - 27 = 13
T (Tenis) = ? = 24
X (Xadrez) = ? = 24
Total = 99 - 51 = 48 , 48 / 2 = 24
Soma de tudo = 51

a) 24 + 11 = 35
b) 24 + 11 + 24 = 59
c) 13 + 7 = 20
1 5 1
2014-03-16T23:52:29-03:00
Por favor eu não queria resolver este exercício e tal mas eis aqui o link onde encontrei a mesma questão só respondida e tal http://pt.slideshare.net/TonyAndsonAndson/exerccios-resolvidos-sobre-conjuntos-numricos-e-diagramas