Respostas

2013-05-16T16:14:19-03:00

FASE FOLICULAR -- O folículo ovariano se desenvolve sob o estímulo do hormônio FSH (folículo estimulante) secretado pela adenoipófise, que tb estimula o desenvolvimento do endométrio [fase proliferativa] . O folículo maduro começa a secretar o hormônio estrógeno, que inibe a produção do FSH e estimula a secreção do LH pela glândula adenoipófise.

FASE OVULATÓRIA -- O ovócito secundário é liberado (ovulação) sob o estímulo do hormônio LH (luteinizante). 

FASE LÚTEA -- A alta concentração de LH estimula a formação do corpo lúteo ou amarelo a partir do folículo que eliminou o ovócito II. O corpo lúteo passa a produzir progesterona, que estimula a secreção de substâncias pelo endométrio, mantendo-o desenvolvido [fase secretora] e inibe a secreção do LH(o qual mantém o corpo lúteo). Caso ñ ocorra fecundação, o corpo lúteo degenera. Como ñ haverá + produção de progesterona (produzida pelo corpo lúteo), a endométrio descama, ocorrendo a mestruação [ciclo menstrual].
Caso ocorra a fecundação, a placenta em formação passa a produzir o hormônio Gonadotropina coriônica (HCG), que manterá o corpo lúteo ativo produzindo progesterona até +/- o 3º mês de gravidez, mantendo o endométrio desenvolvido e a gravidez. Após esse tempo, a própria placenta passa a produzir progesterona.

2 1 2