Respostas

A melhor resposta!
2014-03-17T14:30:24-03:00
A população do pantanal é considerada bem pequena.
Seu relevo é de grandes superfícies planas e pequenas altitudes.
A maior parte de sua população foi considerada jovem. (resultados obtidos através de uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2009) 
E seu clima possui temperaturas elevadas e predominantemente seu clima é tropical.
2 5 2
2014-03-18T12:07:39-03:00
A população do Pantanal pode ser considerada pequena, se comparada a sua área; menos de 1 habitante por km2. Porém, circundando seus limites, já existem infra-estruturas urbanas consideráveis. São as grandes metrópoles que crescem dia-a-dia, como Cuiabá, capital de Mato Grosso e Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Do circuito turístico do Pantanal, fazem parte também, as cidades de Barão de Melgaço, Poconé, Cáceres, Santo Antônio do Leverger e Livramento.
A Transpantaneira, a principal estrada do Pantanal, foi projetada para ligar Cuiabá a Corumbá, porém seu trajeto está concluído apenas até Porto Jofre.
Estes 145 km são considerados a via turística de toda esta imensa área, localizado unicamente no municipio de Poconé.
Entre os paralelos 16 e 22 e os meridianos 56 e 58° e 30' W Greenwich, aproximadamente estendem-se os 233.465km2 do Pantanal, como imenso ventre da América do Sul.
Há milhares e milhares de anos, quando o homem ainda nem existia nas Américas, um formidável movimento da Terra deixava liberar forças poderosas que provocaram o levantamento das cadeias de montanhas que separam o Pacífico e o Atlântico. Essas forças tectônicas que irrompiam do interior da Terra, mais poderosa que a dos maremotos e terremotos, elevaram a cadeia montanhosa dos Andes, formando um grande mar no interior da América do Sul. Esse mar levou milhares e milhares de anos para secar, formando a imensa planície aluviana do Pantanal. As águas dos rios que vinham do Norte e do Leste afluiram para essa planície, fertilizando suas terras baixas e planas.
Essa é uma das explicações de formação do Pantanal. Há outras discordantes que negam tenha havido mar e consideram a planície pantaneira resultado de outros fenômenos geológicos.
De todo modo, o Pantanal começa muito antes dessa extensa e contínua , planície quaternária. Começa nas Serras e Chapadões da Amazônia e do Centro-Oeste brasileiro, nas cabeceiras dos numerosos rios que trazem de longe os sedimentos com que vão fertilizá-la.

espero ter ajudado!
2 5 2