Respostas

2014-03-17T17:19:26-03:00
Não seria do livro o mundo de Sofia?
Bom, se for o livro, posso te ajudar!

Qual o significado da Alegoria da Caverna de Platão?
O que Platão nos mostra com esta alegoria é o caminho que o filósofo percorre ao sair do mundo das sombras (das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Na certa Platão também estava pensando em Sócrates, que tinha sido morto pelos “habitantes da caverna” por ter colocado em dúvida as noções que eles estavam acostumados e por querer lhes mostrar o caminho do verdadeiro conhecimento.
As sombras: a aparência das coisas.
O teatro de sombras: representação de animais, plantas, etc., ou seja, das coisas aparentes.
O exterior da caverna: a realidade das ideias.
O Sol: a suprema ideia do bem


Qual o papel de Lutero para a instauração de uma nova visão de Deus no Renascimento? Quais foram suas principais ideias?


Um dos personagens principais a cerca da Reforma foi Martinho Lutero, um teólogo que não concordava com algumas atitudes da Igreja católica da época, como o comércio de indulgência, publicando11 suas ideias sob a forma de 95 teses.Essas proposições se tornaram muito populares, pois tiravam da Igreja e davam a cada pessoa a responsabilidade por sua própria salvação. Essas teses, porém, iam contra os interesses da Igreja católica que excomungou Lutero em 1521. Martinho Lutero criou então sua própria religião: O luteranismo. 
Para Lutero, o homem não precisava tomar o atalho da Igreja ou de seus sacerdotes para conseguir o perdão de Deus. Muito menos o perdão de Deus dependia de uma soma paga à igreja em troca de indulgência. Ele queria "voltar ás fontes" do cristianismo, tal como lemos no Novo Testamento. O teólogo alemão foi o responsável por traduzir a Bíblia para o alemão. Assim cada um deveria ter acesso à sua leitura, a fim ser o pastor de si mesmo, por assim dizer.

Espero ter de ajudado :)