Respostas

2014-03-17T17:26:32-03:00
Placas tectônicas são camadas formadas por terra e rocha denominadas:crosta terrestre.Essas placas estão sobre o magma.
Tais placas não ficam estanque(paradas) mas em constante movimento, exercendo forte pressão umas contra as outras, sendo que o choque por elas liberadas acarretam os chamados terremos.
Outro fator importante é que, através dessas fissuras entre as placas o magma (rocha fundida de alta temperatura) vasa, sobe para superfície ocasionando os vulcões.
As principais placas tectônicas são:
 - Placa Africana 
- Placa Antártida 
- Placa da Arábia 
- Placa Australiana 
- Placa das Caraíbas 
- Placa de Cocos 
- Placa Euroasiática 
- Placa das Filipinas
- Placa Indiana 
- Placa Juan de Fuca 
- Placa de Nazca 
- Placa Norte-americana 
- Placa do Pacífico 
- Placa de Scotia 
- Placa Sul-americana
Sendo que, segundo dados técnicos, existem cerca de 52 placas tectônicas em nosso planeta.
É isso!
1 5 1
2014-03-17T18:24:37-03:00
São grandes estruturas rochosas que se localizam no interior da Terra. Elas constantemente se deslocam e causam profundas alterações na superfície do planeta, e, de acordo com estudos mais recentes, sua atividade altera até mesmo o eixo de rotação da Terra.
Elas descrevem pelo menos 3 movimentos:
- Convergente - Nesse movimento há colisão e enquanto uma placa "mergulha" na astenosfera (onde o magma se encontra) a outra soergue. Esse soerguimento alterará o relevo por criar cadeias montanhosas, provocar o recuo do mar e causar terremotos.

- Divergente - Nesse movimento as placas se afastam, contribuindo para que haja por exemplo, fossas abissais (marinhas). Pode também haver escapamento de lava do interior terrestre.

- Transformante - Embora o nome seja curioso, já que todos os movimentos causam profundas transformações na superfície, nesse há atrito das bordas, causando violentos terremotos.