Respostas

2014-03-17T18:05:03-03:00
Materiais para construção do densímetro: 1 canudo de refrigerante;Massa de modelar;1 copo contendo 100 mL de água;1 copo contendo 100 mL de solução de água e sal de cozinha (NaCl);1 copo contendo 100 mL de vinagre;1 copo contendo 100 mL de óleo de cozinha;1 caneta de retroprojetor ou pedaços de fita adesiva.Obs. 1: Para que o canudo não “penda” muito, se quiser, corte o canudo de modo que ele fique mais alto que os copos cerca de “dois dedos”.Obs. 2: Procure deixar seu densímetro (canudo + bolinha de modelar) no meio do líquido do copo com água.
Procedimento para realizar a prática: Tampe bem uma das extremidade do canudo com uma bolinha de massa de modelar (este será o seu densímetro);Mergulhe seu densímetro no copo contendo água e faça uma marca no copo na posição/altura que bolinha se encontra, usado a caneta ou fita;Repita o mesmo processo para os copos contendo a solução de água e sal, óleo e vinagre.Analise as observações.
1 5 1
2014-03-17T19:38:08-03:00
O densímetro é um objeto que afunda ou flutua em determinadas condições...

pode-se usar tampa de caneta, canudos ou palito de churrasco com massinha de modelar...
 o principio é estabelecer um pesinho numa das extremidades do densímetro que pode ser calibrado na água (o objeto não pode afundar na água nem ficar flutuando acima da superfície precisa estar dentro da água marque um risco no densímetro para indicar a densidade da água agora é só colocar o densímetro em outras soluções para saber se é maior ou menor que a densidade da agua