Respostas

A melhor resposta!
2014-03-17T18:36:02-03:00
Sistema aberto - pode trocar energia e matéria com a vizinhança.

Sistema fechado - não permite a troca de matéria com a vizinhança, só energia.
1 5 1
2014-03-17T18:39:35-03:00
Pela troca de material com o meio...

se existe aumento ou diminuição de massa dentro do sistema ele é aberto
se a massa se mantem constante (principalmente quando tem gás como produto) o sistema é fechado.