Em pesquisa realizada numa escola sobre a leitura de duas revistas, A e B observou-se que:
90 alunos leem a revista A
50 alunos leem a revista B
20 alunos leem a revista A e B
responda: quantos alunos leem regularmente pelo menos uma das duas revistas?
sabendo que foram entrevistadas 200 alunos na escola, quantos deles não leem regularmente nenhuma das duas revistas?

2

Respostas

2014-03-17T22:54:48-03:00
A melhor resposta!
2014-03-17T22:58:15-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Paula.

n(A∩B) = 20 alunos leem as revistas A e B.
Como 90 alunos leem a revista A, isto significa que n(A) = 90 - 20 = 70 alunos leem somente a revista A e n(B) = 50 - 20 = 30 alunos leem somente a revista B.

1) O número de alunos que leem pelo menos uma das duas revistas é dado, portanto, por:

n(A) + n(B) + n(A∩B) = 70 + 30 + 20 = 120 alunos

2) Como foram entrevistados 200 alunos, então o número de alunos que não lê nenhuma das duas revistas é dado por:

200 - 120 = 80 alunos

3 5 3