Como pensador cristão, Santo Tomás serve-se da filosofia para que possa deduzir, racionalmente, a existência de Deus, que ele não questiona; ao contrário, mostra como se pode inferir a sua existência através dos cinco caminhos que a razão pode percorrer para concluir, daí, a existência de Deus e quais seriam esses caminhos?

a)

Argumento do primeiro motor, A causa ineficiente, Ser necessário e ser contingente, Os graus de perfeição, A finalidade do ser.

B)

Argumento do primeiro motor, A causa eficiente, Ser necessário e ser contingente, Os graus de perfeição, A finalidade do próximo.

C)

Argumento do primeiro motor, A causa eficiente, Ser necessário e ser contingente, Os graus de imperfeição, A finalidade do ser.

D)

Argumento do primeiro motor, A causa eficiente, Ser necessário e ser contingente, Os graus de perfeição, A finalidade do ser.

E)

Argumento do primeiro motor, A causa eficiente, Ser desnecessário e ser incontingente, Os graus de perfeição, A finalidade do ser.

1

Respostas

2013-05-17T01:46:15-03:00

A letra (a), (c) & (e), com certeza já podemos anula-las, daí nos sobra as letras (b) & (d), porém verificamos que na letra (B) o ultimo ponto é (Afinidade do rpóximo), mas segundo Santo Tomás a Afinidade seria do SER. Então concluimos que a resposta certa se encontra na letra (D)