O mercúrio, na forma iônica, é tóxico poque inibe certas enzimas. Uma amostra de 25g de atum de uma grande remessa foi analisada e constatou-se que continha 2,1g.10^-7 mols de Hg+2. Considerando-se que os alimentos com conteúdo de mercúrio acima de 0,50.10^-3g por quilograma de alimento não podem ser comercializados, demonstrar se a remessa de atum deve ou não ser confiscada (massa atômica do Hg=200).

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-18T00:30:14-03:00
Massa molar Hg = 200 g / mol

200 g------------ 1 mol
 x ------------------2,1g.10^-7

x = 4,2 .10 ⁻⁵ g 

25 g = 0,025 kg


então a amostra contém :
4,2 .10 ⁻⁵ /   0,025 = 1,68.10⁻³ gramas para cada quilo de alimento.

Como o permitido tem que ser inferior a 0,5.10⁻³ g por kg

então a mostra deve ser confiscada ! Pois , tem :


1,68.10⁻³ - 0,5.10⁻³  = 1,18 .10⁻³ g acima do permitido.









2 5 2
2014-03-18T12:09:20-03:00
1 Mol          --------------- 200 g
2,1 . 10^-7 mol ---------- Z g

0,0000042 g= 42.10^-8 g

42.10^-6 g 
25 g=0,025 kg
42.10-5 g / 25 * 10^-3
1,68.10-2 g/ kg > 0,5.10^-3 g/ kg
o valor é maior do que o permitido , portanto o atuma não deve ser comercializado








1 5 1