1) uma prova com duas questões foi dada a uma classe de 40 alunos. dez alunos acertaram as duas questões, 25 acertaram a 1º questão e 20 acertaram a 2º questão. Quantos alunos erraram as duas questões?

2) numa pesquisa com jovens, foram feitas as seguintes perguntas para que respondessem Sim ou Não: gosta de Música? Gosta de Esportes? Responderam sim á 1º pergunta 90 jovens: 70 responderam sim á segunda, 25 sim a ambas; e 40 responderam não a ambas. Quantos jovens foram entrevistados?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-18T15:11:15-03:00
1-   25-10=15
      20-10=10
      15⁺10⁺10=35
      40-35=5 erram as 2 questões.

2-   90-25=65
      70-25=45
      65+25+45+40=175 jovens foram entrevistados.

espero ter ajudado
2 5 2
2014-03-18T15:51:15-03:00
1)
- total de alunos => 40
- acertaram 1ª questão => 25
- acertaram 2ª questão => 20
- acertaram ambas => 10
- somente 1ª = 25 - 10 = 15
- somente 2ª = 20 - 10 = 10
- erraram as duas questões = total de alunos - somente 1ª - somente 2ª - acertaram as duas questões = 40 - 15 - 10 - 10 = 5.

5 alunos erraram as duas questões. 

2)
total entrevistados = x
gostam de música => 90
gostam de esportes => 70
gostam de música e esportes => 25
gostam de nada = 40
 - gostam apenas de música = 90 - 25 = 65
 - gostam apenas de esportes = 70 - 25 = 45
x = apenas música + apenas esportes + gostam ambas + gostam de nada =>
x = 65 + 25 + 45 + 40 = 175 jovens entrevistados 

1 5 1