Respostas

2013-05-17T19:23:09-03:00

Cálcio
O cálcio metálico é utilizado como agente redutor. O CaCO3 é utilizado como mármore ou calcário dolomita. O CaO e o Ca(OH)2 são conhecidos como cal viva e hidratada, respectivamente, eles são utilizados em pintura de paredes e na agricultura. O CaSO4 anidro é empregado na produção de giz de escola. O CaSO4 hidratado é empregado como gesso ortopédico.

Fósforo
Compostos de fósforo são utilizados para produção de fertilizantes, bombas, armas químicas e fósforo de segurança (parte externa da embalagem, região que será atritada com a cabeça do palito). O ácido fosfórico (H3PO4) é bastante utilizado como fertilizante e na indústria alimentícia, como acidulante em alimentos enlatados ou em refrigerantes.

Potássio
O potássio metálico é utilizado em reações orgânicas, como forte agente redutor. O KNO3 é utilizado em fertilizantes e explosivos. O KClO4 e o KClO3 são utilizados em fogos de artifício como agentes oxidantes e que são, também, altamente explosivos e responsáveis pela coloração violeta. Uma liga metálica K-Na é utilizada em reatores nucleares, para transferência de calor. O KOH é utilizado para a produção de sabão. O isótopo K-40 é utilizado para realização de datação por decaimento radioativo. Outros compostos de potássio, tais como KCl e KI são também bastante utilizados na adição de iodo ao sal de cozinha e como fármacos.