Observe as frases:
ex ¹ : Carlos assiste no recreio. (assiste = verbo intransitivo)
ex ² : Carlos assiste no recreio o doente. ( assiste = verbo transitivo direto)
Eu não entendi pq em uma frase ele é transitivo e na outra ele é transitivo direto

2
ex ³ : Carlos assiste no recreio o campeonato (assiste= verbo transitivo indireto) pq ??? não entendi esses 3 exemplos.
Neles você tem que fazer as devidas perguntas:

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-18T18:44:27-03:00
Veja só: Carlos assiste no recreio, quer dizer que ele simplesmente assiste ou seja la não diz quem ou o que ele esta assistindo
Carlos assiste no recreio o doente diz que o que ele esta fazendo no recreio é assistindo o doente, dai o porém:
Assistir: igual a ver, olhar algo(verbo intransitivo).
Assistir o doente:igual a um assistente, enfermeiro, alguém no intuito de dar assistência ao doente, daí(verbo transitivo direto), entendeu??kkk.
E o terceiro: Carlos assiste o campeonato:( ta falando que ele estar fazendo algo ou seja esta assistindo o campeonato e que não tem nada a ver com o time ou equipe), tudo certo??
1 5 1
2014-03-18T18:52:20-03:00
Você tem que fazer as perguntas, quando ele é intransitivo ele não pergunta nada
quando é transitivo!!!

No segundo exemplo pergunte ao verbo: ele assiste o que no recreio? R: O doente.
No terceiro a mesma coisa.

Para saber a diferença entre direto e indireto usamos as perguntas ao VERBO

Direto: O que? Quem?
Indireto: todas as perguntas em que há preposição ex: de que, sobre o que, etc.
1 5 1