Respostas

A melhor resposta!
2014-03-19T08:52:13-03:00
O educador Paulo Régis Neves Freire, nasceu em 19-09-1921 na cidade do Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensinou a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal de casa da família. Foi um dos mais respeitados intelectuais brasileiros. Doutor "honoris causa" por 28 universidades é autor de vários livros nos quais conquistou grande repercussão. Foi secretário de educação na Prefeitura de São Paulo entre 1989 e 1991. Por causa do Regime Militar, viveu fora do Brasil de 1964 a 1979. Esteve no Chile e nos Estados Unidos lecionando na Universidade de Harvard. Também foi professor da Universidade de Genebra na Suíça. No Brasil, após o exílio, foi professor da Faculdade de Educação da Unicamp e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).

Em seu livro Política e Educação ? publicado no início dos anos 90, Freire constitui uma das suas mais importantes reflexões enquanto pensador da educação. Nos textos reunidos, as marcas do anti-dogmático enfatiza a importância da educação através de um convite à reflexão político-pedagógica ? escritos no decorrer de 1992 e discutidos em reuniões realizadas tanto no Brasil quanto em outros países.

Os textos contidos nesta obra revelam o pensamento freireano no sentido de abordar
Por fim, o autor conclui externando o seu desejo de se fazer entendido e ainda que ficará profundamente satisfeito se os textos escritos nesta obra provocarem os leitores no sentido de uma compreensão crítica da história e da educação.


1 5 1