Respostas

2013-05-18T18:08:23-03:00

Corpúsculo de Barr também é conhecido como cromatina sexual. É relacionado ao cromossomo X inativo das fêmeas da classe mammalia, mamíferos.

Em humanos as células do cromossomo possui dois X, sendo representada um X materno e outro X paterno.  Quando occore a síndrome de Klinefelter, a parte paterna do organismo não ocorre a cromatina sexual ou corpúsculo de Barr.

A melhor resposta!
2013-05-18T19:27:32-03:00

Corpúsculo de Barr ou Cromatina sexual é encontrado em indivíduos do sexo feminino, genótipo XX dos genes sexuais, visível nas células somáticas durante a intérfase. O corpúsculo de barr é compensação natural para a dupla carga genética dos indivíduos femininos da espécie humana. Um dos cromossomos X fica espiralizado, ou seja, inativo, fazendo com que só um dos alelos x se manifeste. Essa espiralização é aleatória nas células do organismo, porém o cromossomo X que por acaso possuir alguma anomalia será preferencialmente inativado. Nos indivíduos masculinos da espécie humana, genótipo XY, não há corpúsculo de Barr ou cromatina sexual, pois somente se manifesta um cromossomo X.

 

1 5 1