Respostas

2014-03-19T08:53:25-03:00
Eu não concordo, más a História diz que foi PEDRO ALVARES CABRAL
Pela História Foi Pedro Alvares Cabral Mais Sinceramente Deveria Pelo Meu Conceito Ter Sido Os índios Pois Quando Pedro Alvares Cabral e Seus Navegadores Chegaram Os índios Já Habitavam o Brasil
CORRETO
Pedro Alvares Cabral
2014-03-19T08:54:06-03:00
Antigamente, era uma semana cheia de feriados e simbolismo, dia 19 de abril, dia do índio, dia 21, de Tiradentes e em 22, o descobrimento do Brasil. Já na quinta série começou o enrosco, uma pergunta incomoda, que o professor Biel não respondeu: “Se Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, de onde vieram aqueles “índios”?”. Lembro que a molecada ficou de gozação, os “índios” estavam aqui, mas eles não contam, pois foram aqueles homens brancos que descobriram o país, eles que fizeram a história. 
Os tais “descobridores”, acreditando ou não, que buscavam um caminho seguro para as índias, interrompido pela tomada de Constantinopla pelos Turcos, não restando saída para Europa, que não fosse pelo mar. Espanha e Portugal, pequenos reinos, mas muito bem localizados, desenvolveram ótimas escolas de navegação, mas uma tese de que se viajassem para o oriente chegariam mais rápido e seguro as índias, ao invés de circundar a perigosa costa africana, levou primeiro à América Central, com Cristovão Colombo. Depois chegaram à foz do rio Amazonas, antes de 1500. 
Simbolicamente Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, sua expedição que rumava para Índias seguindo a rota de Vasco da Gama, se afastou longamente da costa africana até aportar na Bahia, que deu o nome de Vera Cruz. Virou um ponto “acidental” uma grande ilha no percurso desejado. A verdadeira expedição de reconhecimento da tal descoberta só aconteceu em 1532, com Martim Afonso de Souza, que se estabeleceu em São Vicente, no hoje estado de São Paulo. A pilhagem terrível se deu em seguida.