Como fazer esse calculo. Uma coroa exposta em um museu contem 579 g de ouro (densidade 19,03 g/cm3), 90 g de cobre (densidade 9,0g/cm3), 105 g de prata (densidade 10,5g/cm3).Determine a densidade dessa coroa, sabendo que o volume final corresponde á soma dos volumes de seus três componentes.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-19T12:21:20-03:00
Sabe-se que d=m/v; como temos a massa e a densidade de cada elemento iremos obter o volume deles contido na liga.

Ouro(m=579g; d=19,03g/cm³);

d=m/v; 19,03=579/v; 19,03v=579; v=579/19,03; v=30,5cm³

Cobre(m=90g; d=9g/cm³);

d=m/v; 9=90/v; 9v=90; v=90/9; v=10g/cm³

Prata (m=105g d=10,5g/cm³);

d=m/v; 10,5=105/v; 10,5v=105; v=105/10,5; v=10g/cm³

Agora iremos calcular a densidade da coroa dividindo o resultado da soma das massas de ouro, cobre e prata pelo resultado da soma de seus respectivos volumes: 

d=579+90+105/30,5+10+10; d=774/50,5; d= 15,5g/cm³ 
1 5 1
2014-03-19T13:06:51-03:00
Você tendo a densidade você pode encontrar o volume de qualquer amostra
d=m/v isolado o v temos
V=m/d

o volume do ouro 
v= 579/19,03
v=30,5cm³

o volume do cobre
v=90/9
v= 10 cm³

o volume da prata 
v=105/10,5
v=10 cm³

para calcular o volume da coroa contendo os 3 metais nessa proporção deve-se somar a massa total e o volume total em aplicarmos ele na fórmula da densidade
Vt=10+30,5+10
Vt=50,5 cm ³

mt=579+90+105
mt=774 g

dt=774/50,5
dt=15,3 g/cm³