Respostas

2014-03-19T12:17:05-03:00
Olá, tudo bem?

Êxodo Rural é a migração do campo para a cidade, ou seja, os trabalhadores deixam a vida campestre e tentam uma nova vida nas grandes cidades.

No caso do Brasil isso aconteceu, basicamente, em dois grandes momentos:

1º. Café: com a comercialização do café, não foram somente imigrantes que vieram ao Brasil tentar uma nova sorte, mas também pessoas deixaram as áreas rurais a procura de novas oportunidades nas grandes cidades.

2º. Era Vargas: com o plano de urbanização do Brasil por Getúlio Vargas nos grandes centros comerciais (Sul e Sudeste), foi muito comum a chegada de milhares de pessoas, vindas principalmente do Norte e Nordeste, a procura de trabalho nas "Cidades Grandes". Tudo isso contribuiu para a grande população e descendentes de Nordestinos no estado de São Paulo, por exemplo.

Houve um novo êxodo no década de 50, quando JK resolveu implantar o plano de metas e aí como consequência, houve a urbanização do Centro- Oeste, mas precisamente Brasília/ Goiás, acontecendo o mesmo processo da Era Vargas.

É um tema complexo, mas acho que se você sintetizar esses tópicos com a matéria que você está vendo agora, creio que saia um bom resultado.

Espero ter ajudado!
1 5 1
Esqueci de mencionar, mas isso é óbvio. Com os processos de êxodos rurais, também houve o crescimento dos centros urbanos e também uma maior concentração demográfica em determinadas regiões.
Muito obg mano