Leia o texto e responda as questões? CALVIN:- Papai, sabe o que eu descobri? Que o significado das palavras não é uma coisa fixa! Qualquer palavra pode ter qualquer siginificado! Quando a gente da novos significados às palavras, o nosso velho idioma se transforma em um código excludente! Duas gerações podem ser divididas pelo mesmo idioma.
Já que é assim, vou inventar novos significados pras palavras e aí a gente não vai mais conseguir se comunicar.
Você não acha isso muito fiambre? É lubrificado! Bem, eu vou na fase.
PAPAI:- Joia. Maneiro. Demorô.


1)No dicionário de linguistica, organizado por Jean Dubois, temos a seguinte definição: "No sentido mais corente, língua é um intrumento de comunicação, um sistema de signos vocais específicos aos membros de uam mesma comunidade. [...] A língua é um produto social, é um contrato coletivo, ao qual todos os membros da comunidade devem submeter-se em bloco, se quiserem se comunicar". Em que aspectos a proposta de Calvin rompe com a definição acima?
2)Imaginemos que a ideia de Calvin dê certo e tenhamos duas gerações divididas pelo idioma. Após algumas décadas, o que aconteceria com o idioma falado pela geração mais velha?
3)Leia co atenção os significados do vocábulo gíria, reproduzidos do Dicionário Aurélio - século XXI:
a=>(estudos da linguagem) linguagem de malfeitores, malandros, etc., com a qual procuram não se entendidos pelas outras pessoas; calão, geringonça.
b=>(estudos da linguagem) linguagem peculiar àqueles que exercem a mesma profissão ou arte; jargão.
c=>(estudos da linguagem) linguagem que, nascida num determinado grupo social, termina estendendo-se, por sua expressividade, à linguagem familiar de todas as camadas sociais.
Poderíamos dizer que Calvin está criando gíria ao atribuir "novos" significados às palavras? Justifique.
4)Seria possível compreender exatamente o que Calvin quis dizer com "Você não acha isso muito fiambre? É lubrificado! Bom, eu vou na fase". Por quê?

1

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-05-18T22:16:09-03:00

1) Porque Calvin criou significados para as palavras, de um modo em que seria impossível manter a comunicação com outra pessoa.

 

2) Iria ficar menos comum, e apareceria mais um idioma.

 

3) Não. Porque gíria seria a criação de uma nova palavra com base em outra, então dá para entender, enquanto a criação de um novo significado para palavras seria incompreensível.

 

4) Não. Porque apenas o Calvin sabe qual é o novo significado das palavras.

 

 

Espero ter ajudado.

2 5 2