Respostas

2013-05-19T10:13:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Não, pois o centro de organização social era o feudo e os senhores feudais eram os responsáveis pelas cidades, sendo os "donos" destas, podendo determinar os impostos, a organização das feiras, quem poderia morar, produzir, vender e assim por diante.

 

 

Além disso,  os feudos tinham com um caráter de autonomia, isto é, produziam sua própria comida e outros bens necessários. O comércio era muito pouco, ocorrendo mais trocas eventuais. Os servos eram "presos" ao feudo em que nasciam, de modo que a liberdade era algo bastante difício.

 

Tal situação foi uma das razões pelas quais os comerciantes estimularam o fortalecimento do poder central dos reis, de modo a unificar o poder, as moedas, bem como escapar das mudanças de decisão e das ambições dos senhores feudais na determinação de impostos, em cada uma das cidades nas quais comerciavam. Isto acabou colaborando para o fim da Idade Média. 

51 4 51