Respostas

2014-03-19T16:11:36-03:00
Colóide, ou sistema coloidal, consiste numa mistura na qual uma ou mais substâncias se encontram uniformemente disseminadas (dispersas) numa outra substância, sob a forma de pequenas partículas, formadas por agregados de moléculas. Um sistema coloidal apresenta, assim, dois componentes: o meio disperso (fase dispersa) e o meio dispersante (fase contínua).

Os colóides podem ser micelares, moleculares ou iônicos.
Colóides micelares: as partículas dispersas são compostas por agregados de átomos.
Colóides moleculares: são formados por macromoléculas.
Colóides iônicos: sua composição é feita por íons.

Solução coloidal é uma solução onde as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais. 
As soluções coloidais podem ser classificadas de várias maneiras, dependendo do tipo de partícula coloidal e do meio que está dissolvida, também chamado de meio dispergente.
Aerossol: são colóides onde um sólido ou um líquido é disperso em um gás. Exemplo: fumaças e neblinas.
Sol: é um sólido disperso em um líquido. Exemplo: colas, gomas em geral, em medicamentos como o leite de magnésia. Soluções coloidais na forma de sol podem ser vistas até no organismo de seres vivos, na forma de células vegetais e animais, de sangue e muitos outros fluidos biológicos.
Observação: O nome colóide provém de uma goma arábica chamada cola.
Emulsão: consiste na dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantily. A maionese é um sistema coloidal porque as gotinhas de óleo se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo.
Espuma: é formada por um gás disperso em meio sólido ou em meio líquido Exemplo: espuma de barbear.
Gel: formado por um líquido disperso em um sólido. Exemplo: geléias.

http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Col%C3%B3ide
http://www.brasilescola.com/quimica/solucoes-coloidais.htm
2 5 2