Respostas

2014-03-19T17:07:30-03:00
Regra de três; é utilizado em muitos cálculos,principalmente em física e Matematica.

  Exemplo
  João acertou 42 questões da prova. Sabendo que no total havia 60 questões. Qual a porcentagem atingida.

    Regra de três


   60  equivale ao total   = 100%
   42  equivale    a             ?

   Multiplicamos em cruz

 60 ------------100%
 42--------------- x 
   multiplicamos em cruz porque é dietamente proporcional, quanto maior o número de acertos maior a porcentagem 

  60x = 42.100
    x= 4200:60
    x=70%

A melhor resposta!
2014-03-19T17:18:13-03:00
Olá! A regra de 3 é muito utilizada na resolução de problemas, é importante que você saiba ela. Para te explicar darei um exemplo:
Em 9 dias Mateus leu um livro de 45 páginas, em quantos dias Mateus vai ler um livro de 87 páginas? ( Este é um exercício super simples, facilmente resolvido por regra 3)

Sabemos que em 9 dias Mateus leu 45 páginas, então:
dias                 página
9    -----------------    45

O exemplo quer saber em quantos dias ele vai ler 87 páginas, desse modo:
dias                 página
9    -----------------    45
x    -----------------    87

Para continuarmos precisamos fazer o seguinte raciocínio: ver qual número é maior e se o X vai ser maior, assim nesse caso analisamos que 87 paginas é mais que 45, e que X será maior que 9 dias ( pois são mais páginas) é questão de logica. Dessa forma fazemos:
9    =   45
x         87

Nessa conta multiplicamos os valores cruzados, em forma de cruz e vamos obter:
9 . 87 = 783  e  x . 45 = 45x    e fica:
 783 = 45x
logo
x = 783
       45
x = 17 dias

2 5 2