Em nosso dia a dia, há vários exemplos dos efeitos da pressão atmosférica. Um deles ocorre na construção civil quando o pedreiro faz uso de uma mangueira com água, em forma de U, para nivelar uma parede. Assim que o nível da água se estabiliza nas duas aberturas da mangueira, ele marca os dois pontos com a certeza de que eles estão nivelados.

a. Com base no seu conhecimento, justifique correto nivelamento dos dois pontos.

b. Descreva uma situação na qual estejam presentes os efeitos da pressão atmosférica.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-19T20:34:23-03:00
1) A agua só fica estável quando as pressões P1=P2 ou seja, a pressão de fora for igual a pressão da coluna de agua no interior da mangueira. Se faz jus quando se marca um ponto a ser comparado em um determinado local com outro ponto desejado. Para se comparar estes pontos, o medidor escolhe aleatoriamente uma determinada altura, Ex. 50cm tendo este como marco inicial, aproxima-se o menisco da coluna d´agua (mangueira) neste ponto (50cm), e o medidor marca o menisco na outra ponta quando a água para de oscilar dentro da mangueira.

2) É perceptível o efeito da pressão quando se sobe e desce um morro em uma velocidade maior, geralmente o ouvido tem deficiência de igualar a pressão, isso pode causar um desconforto.
5 5 5