De acordo com os preceitos defendidos por Fernandes (2008), a simples utilização de instrumentos diferenciados de provas e testes (memorial, portfólio, caderno de aprendizagens etc.) já propicia uma vivência de avaliação distinta da tradicional, ou seja, muitas vezes, a prática concreta leva a uma posterior mudança de concepção de avaliação.

Partindo dos pressupostos da autora e das contribuições trazidas por ela em nosso material didático, leia as assertivas a seguir e indique a alternativa correta:

I - A linguagem que usamos nas avaliações não deve ser clara, ou seja, não deve ter um comando esclarecedor e objetivo do que realmente é necessário que o aluno exponha ao realizá-la.

II - Nas avaliações, devem aparecer conteúdos significativos, de reflexão e não apenas de memorização. Assim quem está sendo avaliado, fará a avaliação atribuindo significado a ela também.

III - Nas avaliações, as questões devem ser contextualizadas e coerentes, com os objetivos claros, isto é, do que se pretende verificar. A contextualização não deve ser apenas um enunciado longo, deve estabelecer relação com o que foi trabalhado no dia a dia da escola.

IV - As avaliações devem estimular e desenvolver a compreensão leitora e a habilidade de escrita e raciocínio do aluno.

2

Respostas

2014-03-20T08:19:47-03:00
Eu respondi a letra D  -    Somente II, III e IV estão corretas.









2014-03-20T13:30:40-03:00
Somente II, III e IV estão corretas.