1-os catetos de um triangulo retangulo medem 9cm e 12cm . o valor da hipotenusa deste triangulo mede :
2- os catetos de um triangulo retangulo medem 10cm e 24 cm . a medida da hipotenusa é:
3- a diagonal de um quadrado mede 8cm .determine a medida do lado desse quadrado (faça a figura que representa a situaçao )

4- em um triangulo retangulo o maior lado é sempre??

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-05-19T19:33:39-03:00

1)

a² = b² + c² 
a² = 9² + 12²
a² = 81 + 144
a² = 225 
a = √225
a = 15 cm <=> hipotenusa

 

2) Teorema de Pitágoras
a² = b² + c²

Hipotenusa = h

h² = 10² + 24²
h² = 100 + 576
h² = 676
h = √676
h = 26

HIPOTENUSA = 26 cm

 

4) "Hipotenusa", e é oposta ao ângulo reto.

Os demais lados (que fazem o ângulo reto entre si) se chamam "Catetos".

Lembra de "a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa"

 

 

 

TERCEIRA QUESTÃO Ñ CONSEGUIE RESPONDER 

ESPERO TER AJUDADO !!!

3 4 3
2013-05-19T19:40:50-03:00

1-caterto²+cateto²= hipotenusa ², logo a hipotenusa mede √81+144 = 15

2- é a mesma coisa do exercício de cima, raíz de 10+24=100+576=676, e sua raíz é 26

3- os lados do quadrados são congruentes e perpendiculares, logo é como um triângulo retangulo isósceles, c²+c²=h²⇒2c²= 8⇒c²=4⇒c²=2

4- a hipotenusa é sempre o maior lado

1 5 1