Respostas

2013-05-20T11:56:34-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Vergonha: seus livros estão na minha lista de "para ler". E não estão nessa lista por ordem de nenhuma banca de vestibular, mas sim porque:

 

- É um rapaz mulato, de família humilde, que registrou o cotidiano do Rio de Janeiro do início do século XX.

 

- Foi um desses artistas de genialidade trágica, sua sensibilidade para os dramas sociais não era "criatividade", ele sofreu preconceito social e racial, tornou-se alcoólatra e foi internado num  hospício.

 

- Promoveu uma modernização na escrita literária. Seus textos estão mais próximos dos de hoje em dia dos que os de Machado e José de alencar, por exemplo. Se ele retratava o "baixo extrato" da sociedade, achava conveniente aproximar a escrita da língua informal das ruas.

 

- Serve como reflexão dos caminhos que o Português informal vem tomando: A línguagem de Lima Barreto foi considerada informal e descuidada demais e a Academia Brasileira de Letras o recusou. Compare seu texto com a linguagem informal e descuidada de comentários no Facebook (e depois senta e chora).

 

- Eu li Nova Califórnia, uma crítica mordaz e bem-humorada da hipocrisia, da ganância e da falta de originalidade das pessoas, e (senta e chora de novo), foi publicado há 113 anos e continua muito atual.

 

- Motivo definitivo: suas obras estão em Domínio Público, pode baixar da internet de graça \o/

 

Sem conclusão, mas muitas justificativas :)

1 5 1