As brincadeiras e os jogos são vistos como um momento de aprendizagem significativo para a criança. Dessa forma, na escola se torna um valioso instrumento para que educadores conheçam melhor seus alunos e despertem neles, o interesse em estudar certos conteúdos de forma prazerosa. Com base em nossos estudos, leia as sentenças a seguir e indique a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
a)Ao brincar, a criança não só se diverte, mas interpreta o mundo em que vive, recria e adquire conhecimentos por meio de atos concretos que somente o lúdico pode proporcionar
b)Atualmente, nossas crianças iniciam cada vez mais cedo sua vida escolar, dessa forma, o lúdico não se torna importante para o processo de aprendizagem, pois onde há brincadeiras não há aprendizagem.
c)Nessa fase, a criança deve ter contato com atividades conteudistas, pois são consideradas mais produtivas que as atividades lúdicas, ou seja, a criança se desenvolve consideravelmente quando não tem contato com o lúdico
d)Conforme vimos em nossos estudos, as brincadeiras são atividades socioculturais que não favorecem a construção de hábitos e valores de um determinado grupo social.

2

Respostas

2014-03-20T13:46:48-03:00
Olá

 Com certeza é a alternativa A
2014-03-20T18:47:50-03:00
A alternativa (a) é a correta, pois, além de a criança brincar, também interpreta o mundo em que vive, recriando e adquirindo conhecimento através de ações concretas, desta forma, tem-se o autor Andrade (2010, p. 123):
O brincar é muito importante também. [...] faz parte da rotina também. Porque é onde a criança mais desenvolve a imaginação, a criatividade que é muito importante na criança, a interação com outras crianças, a criatividade.

ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação Infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. Editora: Cultura Acadêmica. São Paulo. 2010.