Respostas

2013-02-01T17:31:03-02:00

Puck é um disco com um orifício pequeno no seu centro, tendo na parte superior um tubo , através do qual é injetado ar de uma pequena bomba . Desta forma é criada uma camada de ar entre o disco e a superfície, fazendo com que seja mínimo o atrito entre o disco e a superfície. Há a força de atrito entre as moléculas de ar e o disco, mas é tão pequena que pode ser desprezada. Nestas condições, o movimento do disco pode ser considerado livre em qualquer direção de um plano. Para marcar intervalos de tempo consecutivos, uma caneta hidrográfica é acoplada a um suporte de ferro, verticalmente, que oscila livremente sob a ação de uma bobina com uma freqüência de 60 Hz (que é a freqüência da corrente alternada que alimenta a bobina).Ao oscilar, a caneta vai marcar na superfície, em intervalos de tempo consecutivos de (1/60) s (sendo f = 1/T, tem-se que T = 1/f = (1/60)s). Estes pontos marcados são as posições sucessivas que o Puck ocupa nestes intervalos de tempo, indicando a trajetória do Puck.

 Resumindo o Puck serve para estudar os movimentos dos corpos em mecânica, qualitativa e quantitativamente. O estudo dos movimentos anterior ao Puck era dificultado devido à presença da força de atrito; nas experiências realizadas com o Puck este atrito é praticamente eliminado.

 

Espero que tenha entendido.É difícil explicar, sugiro que olhe alguns esquemas do puck na internet, ajudará a entender seu funcionamento.

1 5 1