Julgue os itens marcando C p/ certos E p/ errados:

a) Na filtração, as partículas solidas, por terem tamanho maior que os poros do filtro, ficam retidas nesse material ??

b) O sulfato de cobre pode ser separado do enxofre por meio da dissolução fracionada seguida de decantação??

c) Um sistema, formado por sólidos, pode ser homogêneo e heterogêneo, dependendo da natureza dos sólidos ??

d) A separação de serragem e areia pela água é exemplo de decantação, pois a serragem flutua e a areia precipita-se??

1

Respostas

2014-03-21T12:33:43-03:00
A) Certo. A filtração simples é realizada para separar uma mistura líquido-sólido, quando este sólido não encontra-se dissolvido e quando o tamanho das partículas forem relativamente maiores que o dos poros do papel de filtro, para que elas fiquem retidas nele.

B) Errado. A água dissolve o sulfato de cobre, que é solúvel e o enxofre que é insolúvel não se dissolve, fica em suspensão(até aqui tudo certo). Mas, após isso, para separar o enxofre do de sulfato de cobre temos que realizar a filtração(e não a decantação), o enxofre ficará retido no papel de filtro. O filtrado apresenta a cor azul, comprovando a presença de sulfato de cobre.

C) Certo, podemos citar como exemplo um sistema homogêneo formado por sólidos a mistura entre açúcar e sal. Já um sistema heterogêneo a mistura entre areia e sal. 

D) Certo.Decantação ou sedimentação é o processo utilizado na separação de misturas heterogêneas dos tipos sólido-líquidos e líquido-líquido. O princípio que justifica esse método é a diferença de densidade. Como a água tem a densidade intermediária entre a areia e a serragem, a serragem flutua(pois tem densidade menor que a água) e areia afunda(pois tem densidade maior que a água). 


6 4 6