Respostas

2014-03-21T08:37:42-03:00
O presente artigo pretende expor a teoria do movimento em Aristóteles, deixando de lado as suas variedades, ou melhor, os problemas que se relacionam com o estudo do movimento: o infinito, o lugar, o vazio, o tempo, o acaso e a contingência e a causa do movimento. Este fragmento tem, pois, o objetivo de ajudar o leitor a compreender melhor a teoria do movimento segundo o Estagirita
5 4 5
2014-03-21T08:42:42-03:00
Para Aristóteles a terra ficaria imóvel no centro do mundo, o qual, seria dividido em duas partes: O mundo sublunar(abaixo da lua) e o mundo supralunar(da lua para cima). tudo o que existisse no mundo sublunar seria formado a partir de quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Enquanto tudo o que pertencesse ao mundo supralunar seria constituído de um quinto elemento, o Éter.

Para os quatro elementos do mundo sublunar o movimento natural seria retilíneo vertical: a terra e a água tenderiam naturalmente para baixo, enquanto o ar e o fogo tenderiam naturalmente para cima. Para os corpos celestes o movimento seria circular: a lua, os planetas o sol, girariam eternamente em torno da terra.
2 4 2