Respostas

A melhor resposta!
2014-03-21T21:30:04-03:00
É quando o emissor quer estabelecer, manter ou prolongar contato com o receptor....
 geralmente as expressões usadas são bom dia; alô; tudo bem? 
Quando eu chegar pra ti e dizer 'bom dia, tudo bem? 
isso é função fática ou de contato.
1 5 1
2014-03-22T09:12:09-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
"Heim? Como assim? Não entendi. Função Fática? Não é Fátima não? Deve estar faltando informações. Você pode explicar melhor?"

Eu apago dezenas de respostas como essas, por isso fiquei empolgada ao finalmente encontrar uma tarefa que pode ser respondida assim! Essas frases do início da minha resposta, que seriam escritas por alguém que não entendeu o enunciado e está pedindo mais informações, são escritas sob a função fática da linguagem :)


P.S - Lugar de função fática é (quase) sempre na área de comentários e não na área de respostas :)