Respostas

2013-05-21T10:30:11-03:00

As retas só podem ser iguais. Já que y=px-3p e y=2x+6 o p=-2. Iguala-se -3p=6, Então p=-2.

Dessa forma, as retas só pderão se cruzar mais de uma vez se forem uma em cima da outra, ou somente em um ponto, já que são retas.

Espero ter ajudado.

1 5 1
A melhor resposta!
2013-05-21T14:33:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Olá, Jeanderson.

 

\begin{cases}px-y-3p=0 \\ 2x-y+6=0 \end{cases} \Rightarrow \begin{cases}px-y=3p\\2x-y=-6 \end{cases}\\\\\\ \text{Vamos calcular o determinante deste sistema linear:}\\\\ D=\begin{vmatrix} p& -1\\ 2& -1 \end{vmatrix}=-p-(-2)=-p+2

 

Para que o sistema seja possível e indeterminado, ou impossível, devemos ter:

 

D=0 \Rightarrow =-p+2=0 \Rightarrow \boxed{p=2}

 

Ocorre que, se  p=2,  ficamos com um sistema impossível, pois:

 

 \begin{cases}2x-y=6\\2x-y=-6 \end{cases}

 

Então, não é possível haver mais de um ponto comum, pois:

 

\begin{cases}\text{Se }p=2,\text{ o sistema \'e imposs\'ivel, sem solu\c{c}\~ao.} \\ \text{Se }p\neq 2,\text{ o sistema \'e poss\'ivel e determinado, com solu\c{c}\~ao \'unica.}\end{cases}

 

Em outras palavras: ou as retas nunca se encontram ou se encontram em um único ponto.

 

6 4 6