1- Por que os 3 R's devem aparecerem necessariamente nesta ordem: Reduzir, reutilizar e reciclar?
2- Como o consumismo aumenta a desigualdade social?
3- Como o consumismo aumenta a exploração de matérias primas?
4- Por que o consumismo pode ocasionar estresse e depressão?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-22T23:24:22-03:00
1- Há uma lógica por trás da sequência dos 3 R's. Primeiro devemos reduzir o máximo possível o lixo. Não consumir demasiadamente e de preferência não comprar embalagens sem necessidade. Porém não tem como reduzir o lixo todo. Então reaproveita-se aquilo que iria ser descartado, dá se outra utilidade a isto. Claro que nem tudo pode ser reutilizado. Algumas coisas tem que ser descartadas de qualquer forma. Mas para que isso não prejudique tanto o ambiente, é bom que seja reciclado. Então deve-se descartar na lixeira correta para que ele vá para um lugar onde será transformado. Cumprindo essas três propostas, poluimos menos o meio ambiente.

2- O consumismo leva os comerciantes a lucrar e as "pessoas comuns" a comprar. Desta forma os primeiros terão cada vez mais dinheiro, enquanto as pessoas empobrecem por quererem ter mais. Assim, cada vez mais alguns ganham mais e outros ficam com muito pouco, acontece uma desigualdade ainda maior.

3- O consumismo por se tratar de produtos, obviamente é necessário no processo de fabricação uma matéria-prima. Então quanto mais as pesssoas consomem, maior fica a demanda de produtos e portanto, há uma maior necessidade de explorar recursos para conseguir matéria-prima, e então usá-la para produzir.

4-Porque as pessoas consomem muito mas querem sempre mais, nunca estão satisfeitas. Mesmo que por um acaso alguém conseguisse ter tudo o que quer, estaria agora sem objetivos. Porque no mundo atual as pessoas tem a meta de ter muito capital. Em resumo, o consumismo causa esses problemas porque muitas vezes as pessoas não conseguem ter o que querem. Ao menos, não o suficiente para se sentir realizada. 


2 5 2