Respostas

2014-03-23T11:49:38-03:00
A escola deve organizar a cultura, que é um patrimônio da humanidade, saber que a renovação escolar representa inicialmente uma renovação de conteúdos ensinados, ou seja, que seja transmitida uma cultura que se comunique com a cultura que os alunos trazem consigo. 
A escola deve proporcionar a cultura aos alunos, a cultura primeira e a cultura elaborada - a cultura primeira é aquela que aprendemos na escola, aquilo que já sabemos. Pode ser popular, operário, trabalhadores, imigrantes. A cultura elaborada é a alta cultura, aquilo que é caracterizado como a cultura da elite, a cultura erudita. O teatro, o balet, a musica clássica. Snyders questiona o fato de que a cultura erudita deve apenas ser desfrutada pela elite, pois se apropriando da cultura burguesa é que eu posso modificá-la – e, não apenas dar o direito a cultura elaborada, mas, garantir o seu real acesso. 
Alem de dar o acesso aos bens culturais, ensinar a duvidar do real (desvelamento) e a sociabilização, ou seja, garantir a formação. Formação essa que é a auto-reflexão crítica a consciência da nossa inconsciência, autonomia/liberdade, alteridade, a autodeterminação do pensamento (inflexão em direção ao individuo, contra a consciência retificada e contra a massificação). 
Devem fazer uma crítica às formas de cultura, ensinar a duvidar do real e principalmente do senso comum. Você pode mudar uma situação, reelaborar a cultura. 
Apesar da mente humana ser a única capaz de fazer juízo de valor, não pode dizer que uma coisa é mais significativa do que outra. Que a cultura elaborada é melhor do que a cultura primeira, ou o contrario, por exemplo.
A melhor resposta!
2014-03-23T11:53:40-03:00
O papel da escola em nossa sociedade é educar as crianças/jovens , de uma certa forma , ajudar a terem um futuro brilhante pela frente ( porém não são todos que aproveitam essa chance ) o papel dela é formar cidadãos capacitados
2 5 2