Respostas

2014-03-23T14:06:52-03:00
A história da educação é um instrumento fundamental na formação do futuro pedagogo, e tem como principais objetivos estudar o passado e compreende-lo, formando assim uma visão crítica acerca dos problemas das mudanças, métodos, e reformas aplicados hoje no processo educacional.
A educação não é algo isolado, ela está relacionada com a sociedade, religião e cultura vivida em cada época. Desta forma, possibilita uma visão ampla, não apenas no ambiente escolar, mas sim na sociedade reforçando a coesão social, atuando de forma conservadora com base na reflexão do passado.
Vivemos atualmente envolvidos no “modismo” que está presente em vários campos da sociedade inclusive no campo da educação. È necessário que o educador tenha o conhecimento da história da educação, para promover e manter uma visão e atitude crítica diante das modas pedagógicas que surgem nos dias de hoje, com base nos conhecimentos e da história do passado, entender todo o processo educativo que traz consigo o peso e as contribuições do passado.
È através da história da educação , da reflexão do passado e dos seus conteúdos, e finalidades, que o educador consegue compreender a educação atual, e assim contribuir para um sistema educacional voltado para a realização humana, atribuindo a criação de melhores planos, metas de educação e dar um sentido ao trabalho educacional.
3 4 3
2014-03-23T15:18:58-03:00
Estudar ou conhecer a história da educação brasileira é importante, para entender o curso, os pensamentos de diferentes teóricos e a quais resultados o levaram, assim como as mudanças obtidas ao longo do tempo. Dessa forma, o referencial teórico é importante como base para a tingir os objetivos futuros, conservando alguns bons resultados do passado, mas buscando melhorias para o futuro, a partir da história e dos estudos anteriores.