"O domínio do fogo representa sem dúvida uma das mais antigas descobertas químicas e aquela que mais profundamente revolucionou a vida do homem. Já no Paleolítico, há cerca de 400 000 anos, o homem conservava lareiras em alguns dos seus habitáculos na Europa e na Ásia. O fogo era fonte de luz e de calor. Constituía igualmente uma arma e uma fonte de energia para a a transformação dos materiais, sobretudo dos alimentos. Desde o início do Paleolítico superior que o homem transformava o ocre amarelo em ocre vermelho por aquecimento. No Neolítico, o fogo foi utilizado para cozer a argila destinada ao fabrico de cerâmica. Mais tarde, graças aos conhecimentos que terão sido adquiridos pelo artífice na prática da combustão e da construção dos fornos, irá permitir a metalurgia"
- Formule uma hipótese para explicar como o homem primitivo pôde ter descoberto e dominado o fogo.
- Em sua opinião, a prática da combustão e o início da metalurgia podem ser exemplos de atividades cientificas ? Justifique.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-23T19:43:09-03:00
Olá! O texto mostra que o fogo foi descoberta em épocas remotas, era utilizado como fonte de luz e calor e que o fogo foi a maior conquista do homem na pré-história, o que deu rumo à civilização.

_ Pode existir várias hipóteses que expliquem  o surgimento do fogo. Exemplos:
Nesses lugares poderiam existir muitos vulcões, que expeliriam magma (lavas) o que provocaria incêndio, e consideravelmente fogo.
E também, a teoria mais aceita explica que o fogo foi descoberto quando caiu um raio na copa de uma árvore, o que a fez flamejar de fogo.

_ Sim. Alguns pesquisadores consideram que a descoberta do fogo foi a mais importante, pois foi a base do desenvolvimento da ciência, que se iniciou com os filósofos, que afirmavam que o fogo era um componente da matéria ( porém hoje sabemos que a matéria é formada por átomos). Na história da química (nos livros didáticos) o fogo é bem presente.

Espero ter ajudado!
3 5 3
Compreendeu?
Sim, muito obrigado !!
Nada : )