Analise a charge abaixo:

FIGURA 1 - CHARGE
FONTE: Disponível em: <http://www.observatoriodanoticia.com.br/?pg=noticia&id=544>. Acesso em: 31 jan. 2014.

De acordo com pesquisas, é quase imediata a associação que muitos fazem entre segurança pública e polícia e entre melhorias na segurança pública com o aumento do contingente policial. Analisando a charge, comente sobre o seguinte posicionamento:

É urgente que se discutam os fundamentos e estruturas nos quais se apoiam as desigualdades socioespaciais na sociedade brasileira: a violência cotidiana; a justiça desigualitária, aquela dos juízes conservadores que melhor servem àqueles que mais podem; a corrupção política; a brutalidade policial e o desmonte do sistema de proteção aos desfavorecidos pelo sistema político-econômico vigente no país, com a precarização da saúde, da educação e da moradia de milhões de pessoas.
FONTE: Disponível em: <http://www.observatoriodanoticia.com.br/?pg=noticia&id= 544>. Acesso em: 31 jan. 201

1
alg sabe responder??
???????

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-25T21:36:54-03:00
É quase imediata, para a maioria das pessoas, a associação entre segurança pública e polícia. E sempre associa-se que melhorias na Segurança Pública viriam pelo aumento do contingente policial, e por maior presença da polícia nas ruas e bairros, ou pela modernização da polícia (mais armas, viaturas, dentre outros equipamentos). Deste modo, em decorrência do bombardeio cotidiano promovido pela mídia conservadora, faz-se uma associação falaciosa entre densidade técnica, policial, repressora, com uma sociedade menos violenta, ou seja, mais segura.Outra associação  quase automática é entre crime e violência.  Considerando-se o ato criminoso como a ação  da ilegalidade banal do imaginário popular, do senso comum que a  grande mídia criou e alimenta, parece haver uma fé quase cega em soluções questionáveis, mas colocadas em prática  na Segurança Pública no Brasil. E, apesar de uma quase hegemonia na tomada de decisões pela maioria das esferas e órgãos do Governo, nos últimos anos, a violência só tem se agravado.Enquanto os pilares da civilização brasileira encontrarem-se apoiados nas lógicas da competitividade, do dinheiro e da corrupção, a sociedade continuará a ser violenta. E não serão as câmeras ou as armas que impedirão a escalada desse processo, que encontra sua razão de ser nas escolhas políticas. e nas desigualdades. Portanto, faz-se fundamental a discussão de uma nova política, e a construção de um país onde a justiça socioespacial esteja  presente em todas as classes sociais e em todos os lugares, independentemente da origem, do sobrenome ou da renda das pessoas que neles vivem.
6 5 6
obrigada.
R= De fato é de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA que os diversos setores públicos precisam! Pois há muito se tem analisado o processo de desencadeamento da violência brasileira, e na maioria das conclusões deve-se reestruturar as responsabilidades familiares, religiosas, estaduais e federal. Sou contra a exagerada intervenção estatal com relação a educação de pais para filhos, pois hoje não se pode mais repreender os filhos com palmadas, se os pais perdem a força de educação e represão de seus filhos para
(...)para a sociedade alvará o Estado intervir em futuras complicações sociais que estes pequenos seres humanos poderão realizar!!! Concerteza através desta lei criada o próprio Estado assinou seu atestado de incompetência, fora outras decisões que perpetuam o aumento da violência.