Respostas

2014-03-24T14:05:01-03:00
Kaigang  e o povo Guarani. E algumas famílias descendentes do povo Xetá  e Xobleng. Quero meus pontinhos, rs 
1 5 1
2014-03-24T14:19:18-03:00
Povos indígenas que habitaram e ainda habitam o Paraná ► No Paraná, os indígenas que formavam grandes grupos ou tribos, os Jê ou Tapuia e a grande família dos Tupis-Guarani. Os Carijó e Tupiniquim habitavam o litoral; os Tingüi, a região onde hoje é Curitiba; os Camé, a região onde hoje é o município de Palmas; os Caigangue e Botocudo habitavam o interior do Paraná. Os primeiros caminhos do Paraná foram feitos pelos índios e usados pelos bandeirantes para penetrar no território: Caminho de Peaberu, Caminho da Graciosa, Caminho de Itupava e Estrada da Mata. 
No Estado do Paraná existem atualmente três etnias indígenas: Guarani, Kaingang e Xetá. 

Regiões onde habitavam► Duas grandes áreas culturais: a da floresta tropical e a marginal. 

N° de habitantes e qual a década ► No final da década de 70, instalaram-se grandes conflitos no Paraná pela reconquista de áreas indígenas suprimidas ou invadidas por não-índios. Nesta fase, vivia-se um processo de despopulação entre os índios. Em 1975, existiam em torno de 2.500 indígenas no Estado. Em 1985, já somavam 5.000. 
Hoje, a população indígena paranaense é de cerca de 11.000 índios. A população indígena vem crescendo mais do que o dobro dos não-índios. A reversão do quadro se deve a três causas principais: extrusão de invasores das terras indígenas; tratamento sanitário; produção de alimentos em áreas das reservas anteriormente ocupadas por não-índios. 

Século ou então uma data aproximada de quando habitavam o Paraná ► Desde antes da chegada dos europeus as terras brasileiras.