Respostas

2014-03-24T17:25:12-03:00
O primeiro é econômico, pois russos e ucranianos quase fizeram um acordo econõmico. Esse acordo, para os russos, visava desfocar o acordo que a Ucrânia quase assinaria com a UE (União Européia).
O segundo é político, já que a Rússia possui interesse nas antigas repúblicas soviéticas. Estar a Ucrânia envolvida com a UE diminuiria a influência russa.
O terceiro é militar, já que há bases russas na península, além de ser rota de passagem de embarcações, do mar de Azov para o mar Negro, e, daí para o mar Mediterrâneo, acesso ao Oceano Atlântico.
O quarto é cultural, pois cultura e história russa se entrelaçam quando se menciona a Ucrânia.
  • Usuário do Brainly
2014-03-24T21:14:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A Ucrânia foi território russo durante a antiga União soviética, mas com a sua extinção em 1991, a Ucrânia passou a ser um país independente.  Desde o seu desmembramento da Urss, a Ucrânia passou a ter influências de países ligados a União europeia, mas por forças politicas internas nunca conseguiu ingressar no bloco econômico. Essas forças estão dividas, do lado oriental do país, está a população mais próxima a Rússia e que fala o idioma Russo, e é ligado À antiga União soviética. Na parte ocidental do país, está a população interessada na aproximação com a União europeia.  Com os protestos recentes, motivados pela recusa do presidente Viktor Yanukovych  em manter laços com a união europeia, houve vários confrontos entre manifestantes e militares que ocasionou a morte de vários manifestantes, fato que culminou com  a destituição do então presidente.  Após a sua destituição, Yanukovych acusa o parlamento de dar um golpe de estado, fato que faz com que a Rússia intervir no país. Essas tensões entre os dois países, podem ter motivos econômicos, já que as principais rotas do gasoduto que abastecem a Europa atravessam a Ucrânia.
1 5 1