Respostas

A melhor resposta!
2014-03-24T20:04:01-03:00
No começo da colonização, Portugal não se interessou pelas terras brasileiras; somente após o declínio do comércio oriental e das feitorias africanas é que a Coroa investiu na possibilidade de obter lucro do Brasil. Por esse tempo já havia os corsários (piratas franceses que contrabandeavam o pau-brasil) e este foi um dos motivos para Portugal efetivar a colonização. Para isso, criou um sistema chamado de “Capitanias Hereditárias”, a qual doaria terras com 10 a 16 léguas para o donatário. O Brasil foi então dividido em 15 lotes, mas a falta de recurso para esses donatários gerou descontentamento com a Coroa Portuguesa. O sistema fracassou, ficando apenas as Capitanias de São Vicente e de Pernambuco que prosperaram com o plantio de açúcar. 
Diante desse fracasso, Portugal decidiu centralizar o sistema, criando o “Governo Geral”, para auxiliar as capitanias. 
O 1º governador-geral foi Tomé de Souza que chegou em 1549, acompanhado pelo Padre Manuel da Nóbrega. Fundou como capital da colônia a cidade de Salvador. 
O 2º governador-geral foi Duarte da Costa que permaneceu de 1553 a 1557, um período de grande número de corsários na costa brasileira. 
O 3º governador-geral foi Mem de Sá que ficou de 1557 a 1572 e neste governo fez uma fortaleza na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro, conseguindo expulsar os franceses do litoral brasileiro. 
Mesmo sendo esses 3 governadores os mais comentados na História do Brasil houve 53 governadores-gerais até a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808. 
1 5 1
2014-03-24T20:10:08-03:00
Brasil e lhes entregou ferramentas para que conseguissem iniciar o desbravamento de algumas terras. Dois anos após a chegada dos portugueses, os índios invadiram e destruíram a colônia firmada em Porto Seguro. Após este ataque, o Brasil permaneceu até 1530 sem receber novas pessoas intencionadas em residir ali.No ano de 1530, Dom João III, rei de Portugal da época, enviou Martim Afonso de Souza ao Brasil para explorar seu território em busca de minerais e ainda fazer demarcações estratégicas no território de modo que beneficiasse a extração dos minerais. Com total autonomia dada pelo rei, Martim Afonso designava autoridades e distribuía terras para aqueles que se comprometiam a realizar a missão determinada pelo rei. Quase todo o litoral foi explorado por Martim Afonso e suas expedições.No litoral paulista foram firmados os primeiros povoados do país, onde as primeiras plantações de cana-de-açúcar foram formadas, além dos primeiros engenhos. é o maximo q posso resumir!